18 abril, 2007

Então resolva não arrancar os outdoors...

Arrancadas as placas publicitárias, o que começa a surgir para a cidade é algo fantástico.
Problemas esquecidos, renegados, rancores, mágoas, negações, preconceitos, todos ocultados, abafados, na forma como cada fachada fosse revelada esquecida, escondida que é como dá para se perceber, tocamos um pouco de nossas vidas individuais nesta coletividade chamada Brasil. Que o brasileiro em particular nunca foi chegado a encarar porcaria alguma é uma pequena constatação, questionável talvez, mas as fachadas escondidas podem significar a síntese de algo bem tacanho em nós, que fazemos questão de esconder mesmo presente em nossas caras todos os dias nos vagões e conduções, carros e aviões.
Esta mescla bem rústica de positividade, positivismo radical (que parece que nunca mesmo foi largada da bandeira), pregações religiosas invertidas, nacos de orientalismo conveniente, um pouco disso, um pedaço daquilo, no ex-país do futebol, e agora o futuro país da cana-de-açucar, parecem que sempre foram parte de nossas melhores e hoje, bem piores características do sincretismo que inventou estas terras cá.
Ou como dizia um ótimo colunista, faça como Manoel Carlos: se não der para resolver, meta um espírito na história. Essa coisa asquerosa de que não se deve olhar para o passado, como se o presente fosse uma forma cortada e totalmente desvinculada disso.
E quando não se dá para cobrir, se tenta chamar ou desviar a atenção do problema com uma placa maior, mais linda e colorida. Eu disse problema? Me desculpem, eu tenho que ser positivo, estamos falando das “questões”.
De qualquer forma ficamos com a “questão” que a Espanha teve que se deparar nos anos pós-franquismo: ficamos e discutimos a relação? Ou esquecemos, mesmo que momentaneamente, e partimos para o caminho reto do futuro que nos aguarda? Optaram pela segunda; mas agora volta por lá um revisionismo da era franquista que ficou inevitável.
Enfim, em algum momento vamos ter que encarar ... ou então resolva não arrancar os outdoors...

André Bianchi

Nenhum comentário: